sexta-feira, 8 de julho de 2016

Diversidade e Beleza Brasileira - Estampas

Olá Pessoal!

Falta muito pouco para a viagem e desta vez, nesta postagem, vamos dividir com vocês as estampas que estamos preparando para apresentar no Festival de Folclore Internacional de Veliko Tarnovo, na Bulgária.


Arrumando os últimos detalhes das nossas indumentárias

Nosso show é dividido por estampas, que são um conjunto de danças e músicas inspiradas no folclore de algum país ou região. Para a Bulgária, levaremos algumas estampas brasileiras como: Coco, Ciranda, Carimbó, Xaxado, Samba e Gaúcho.

Vamos saber um pouco mais sobre elas?

COCO, CIRANDA E CARIMBÓ: Tiveram origem nas praias do Norte e Nordeste brasileiros e são apresentadas juntas.

O Coco é uma dança de roda com influência dos batuques africanos, mas também nota-se marcações dos bailados indígenas (Tupis). É uma dança muito popular, de origem humilde, dos quebradores de coco do Norte e Nordeste do Brasil.

A Ciranda apareceu nas festas folclóricas de Recife. Também é uma dança de roda, com repertório político-musical e instrumental típico obrigatório que acompanha a roda ondulante das cirandeiras e se enlaçam alternadamente.

O Carimbó é uma extraordinária manifestação artística do povo paraense. Teve origem nos índios Tupinambás, mas foi sendo modificada pelos africanos escravizados e se tornou mais vibrante, como uma espécie de variante do batuque africano.

Coco, Ciranda e Carimbó

XAXADO: Tem sua origem diretamente ligada ao Cangaço, em especial ao Lampião e seus companheiros. No início denominava-se Xaxado apenas a música que era usada como fundo para a dança, que era denominada pisada. Atualmente, já se uma o termo Xaxado tanto para a dança quanto para a música. Inicialmente essencialmente masculinos, os grupos não permitiam a entrada de mulheres, até Lampião de apaixonar por Maria Bonita. As mulheres deram um toque diferente ao bando, principalmente no trajar, quando suas roupas passaram a ser bordadas com a mão. 

Xaxado


SAMBA: Gênero musical descendente do "lundu" (canto e dança populares no Brasil no século XVIII), começou como dança de roda, originada na Angola e trazida pelo escravizados, principalmente para a região da Bahia. Com a transferência da mão-de-obra escrava para o vale da Paraíba, no meio no século XIX, o declínio da produção de café e a abolição da escravatura, os negros deslocaram-se em direção à capital do Brasil, Rio de Janeiro. Instalados nos bairros cariocas de Gamboa e Saúde, eles dariam início a divulgação do ritmo africano na Corte. Após a gravação do primeiro samba, em 1917, "Pelo Telefone", de autoria reivindicada por Donga, o samba tomou proporções nacionais e é hoje o ritmo mais difundido e que mais caracteriza o Brasil.


Samba

GAÚCHO: De etimologia desconhecida, a palavra “gaúcho” aparece, pela primeira vez, em documentos do século XVII como sinônimo de homem cavaleiro que habita o pampa sul-riograndense, uruguaio e argentino, hábil no manejo da equitação, que tem gosto por viver livre. Com o estabelecimento das fazendas de gado e a modificação na estrutura de trabalho, o gaúcho alterou totalmente seus hábitos, tornando-se sedentário, participante da vida política e instrumento fundamental da fixação portuguesa no Brasil Meridional. Desta maneira, transformou-se num defensor das fronteiras sulinas do continente brasileiro, empunhando armas para estabelecer os limites de nosso território, sempre que necessário. De Portugal e da Espanha importou e adaptou danças e cantares, dos italianos herdou a “cordeona”, dos alemães as danças de pares enlaçados. Essa miscigenação de raças e culturas proporcionou a criação de um rico folclore, marcado pela virilidade dos sapateios e pela graça e meiguice dos sarandeios.

Gaúcho

Esperamos em breve também encantar os búlgaros com toda nossa diversidade e beleza brasileira!
Tá chegando! #CfiOsGauchosNaBulgaria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário