sexta-feira, 1 de julho de 2016

O CFI nos Festivais de Folclore

Olá pessoal!


Na postagem de hoje, contaremos sobre os últimos Festivais de Folclore por onde o CFI passou.



No verão de 1960, fez sua primeira viagem internacional ao Uruguai, intermediada pela prof. Marina, folclorista uruguaia idealizadora do CFI Os Gaúchos.



CFI na sua primeira viagem internacional. No centro, prof. Marina.

Apresentação do CFI no Uruguai em 1960



Desde então, o CFI passou a representar o Brasil nos principais festivais internacionais em países das Américas, Europa e Ásia, como Argentina, Paraguai, Espanha, França, Itália, China, Turquia e México.



Dentre as participações mais recentes, estivemos em 2010 na Expo Shanghai, uma exposição mundial, cujo tema foi "Cidade Melhor, vida melhor." Fomos convidados pela prefeitura de Porto Alegre para representar nossa cidade e nosso país nas atividades da Expo.



Ainda no aeroporto com o mascote da Expo Shanghai

Em frente ao pavilhão do Brasil
No ano de 2012 o CFI foi convidado para participar do XXVI Festival de Danças Folclóricas Golden Karagoz em Bursa, na Turquia. Esse festival é um dos mais importantes da Europa, co-patrocinado pela UNESCO. Para participar, os grupos têm de ser indicados e passar por uma rigorosa seleção, pois tem um formato de competição, com prêmio em dinheiro. E nós fomos selecionados! Participamos com as estampas do Xaxado, um mix de Samba e Frevo, e Gaúcho, para a qual foi feita uma montagem nova só com danças tradicionais do folclore gaúcho.




 Xaxado na praça!


CFI em frente à Basílica de Santa Sofía, em Instambul, após o festival.

E assim, fomos um dos grupos finalistas da competição! Na primeira noite da final ficamos empatados com o grupo da Bulgária em primeiro lugar, mas na segunda noite, acabamos caindo na colocação. Ainda assim ficamos muito felizes, foi uma grande vitória para o grupo, já que delegações de mais de 20 países participavam da competição!


Encerramento do XXVI Golden Karagoz

Em 2013 o CFI embarcou para a Ilhas Canárias, Espanha, para participar de dois festivais. Primeiro, no Festival Internacional De Folclore na cidade de Ingenio. Depois, no Festival Nacional de Folclore da Ilha Gran Canaria, na cidade de Santa María de Guia. A participação nestes festivais foi possível graças a intermediação da Tatiana Grivicich, ex-integrante do conjunto que mora nas Ilhas Canárias.



Apresentação em Ingenio

Na concentração antes de um desfile.



Ano passado, em 2015, fomos para o México. Participamos do Festival de Folclore Internacional de Zacatecas. Nessa viagem, ainda tivemos a oportunidade de assistir um espetáculo e visitar a escola do Ballet Folklorico de México de Amália Hernandez, uma referência mundial na área do folclore e na formação de bailarinos, uma experiência incrível!!

No ponto mais alto da cidade de Zacatecas

Em frente ao Teatro Fernando Calderón. O samba fez o maior sucesso!

CFI Os Gaúchos posando para a foto oficial de delegações.



E em breve, embarcaremos para mais um Festival, o Festival de Folclore Internacional de Veliko Tarnovo, Bulgária. Esperamos com muita expectativa esta mais nova experiência!




Até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário